quarta-feira, 28 de maio de 2014

14 Anos depois – Porta da Estefânea e Azulejos de Gracinda Candeias

Assinala-se hoje, 28 de Maio, 14 anos sobre a inauguração da “Porta da Estefânea”. Inaugurado a 28 de Maio de 2000 pelo então Primeiro-ministro Eng.º António Guterres e pela Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dra. Edite Estrela.






Fotografias
©RUGO







Neste projeto, foram utilizados mais de 90 000 azulejos da autoria da artista plástica Gracinda Candeias. O tema base desta obra é inspirado nas camélias de Sintra e cobre várias centenas de metros do espaço público, nomeadamente na Av. General Mário Firmino Miguel, Rua Acácio Barreiros e estação da Portela de Sintra.

14 anos depois, o local está entregue a si mesmo. O abandono e o vandalismo são visíveis. Os grafitis abundam por todos os locais, cartazes são colados sobre os azulejos ou simplesmente existem azulejos que são arrancados e partidos, estando os vândalos com total impunidade. Este é um apelo às entidades competentes para que se recupere o fantástico trabalho de azulejo e se dê nova vida e mais segurança àquele local. Vários apelos já foram feitos por e-mail para a Câmara Municipal de Sintra, o último dos quais há cerca de uma semana. Estou confiante na boa vontade do novo executivo e espero que seja feita a reabilitação daquele local que apesar de tudo faz parte de Sintra – Zona tampão da Paisagem Cultural – Património da Humanidade.

Não são só os azulejos que estão danificados, também a iluminação pública foi vandalizada, como poderá constatar nas fotografias que acompanham este artigo.

A propósito de vandalismo em painéis de azulejo, partilho o artigo de Cortez Fernandes que alerta para os grafitis nos painéis de Graça Morais, em Rio de Mouro, uma situação entretanto resolvida. Pode ser visto AQUI.
Ainda sobre a Estefânia, aconselho a leitura do artigo de Fernando Castelo sobre uma parte do que ainda falta melhorar nesta zona. Pode ser visto AQUI.




 Grafitis e azulejos partidos, um pouco por todo o lado.

 Todos os candeeiros aqui localizados estão neste estado, inutilizáveis

Estação da Portela de Sintra – lado a lado com os azulejos partidos, as ervas crescem sem que haja manutenção do espaço público

Fotografias
©CaminhandoporSintra - 27/05/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário