terça-feira, 17 de junho de 2014

Abertura da Quinta da Amizade prevista para este Verão

A Quinta da Amizade/Vila Sasseti foi adquirida pela empresa Parques de Sintra Monte da Lua no final do Ano de 2011 à Câmara Municipal de Sintra num montante que acendeu a 1 160 000 €. Com esta aquisição, pretende-se criar uma nova ligação pedonal entre o centro histórico e o Castelo dos Mouros, tendo sido amplamente divulgado na comunicação social a abertura deste caminho a tempo do Verão de 2012. Dois anos passados, só é possível saber novidades em relação à Quinta da Amizade através dos Relatórios e Contas da empresa, uma vez que a ultima noticia divulgada no site data de há dois anos atrás.


Placa junto à entrada da Quinta da Amizade/ Mata Municipal, ©CaminhandoPorSintra – Setembro 2013

Em 2013, a empresa adquiriu uma parcela de terreno com cerca de 7 000 m2 localizada na base do castelo que se verificou ser indispensável para possibilitar a ligação pedonal. Os trabalhos de limpeza da quinta terminaram em 2012 e durante 2013 manteve-se uma manutenção semanal da quinta com os trabalhos a incidir na limpeza de caminhos e sistema de drenagem, limpeza de lagos tanques e linhas de água bem como remoção de infestantes e reorganização de canteiros.
Durante o ano passado foi também efetuado o levantamento topográfico e arquitetónico do conjunto (Vila Sasseti, Casa de Guarda e anexos – Casa dos Jardineiros e Pombal) que apresentam grande degradação nas coberturas, vãos, caixilharias e gradeamentos. O objetivo deste levantamento é iniciar este Verão a recuperação de coberturas e fachadas.

 Entrada na Quinta da Amizade, ©CaminhandoPorSintra – Abril 2014

Estando um dos seus acessos localizado junto à Mata Municipal, a abertura da Quinta da Amizade é de grande importância para todos – Sintrenses e turistas. Segundo a empresa, espera-se que a ligação pedonal esteja agora concluída para a época alta de 2014.

 Vila Sasseti vista desde o Castelo dos Mouros, ©CaminhandoPorSintra – Abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário