terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sede do Parque Natural Sintra-Cascais instalada provisoriamente no departamento de Urbanismo da CMS

É conhecida a inação do Parque Natural de Sintra-Cascais sobre o património à sua guarda. Quem não recorda o terrível estado de abandono do Parque da Pena que levou à ruina do Chalet da Condessa D´Edla no ano de 1999? 
Mais recente é a degradação visível nas antigas instalações deste organismo, sobre a alçada do ICNF, tutelado pelo Estado Português. As instalações situadas na Rua Gago Coutinho (antiga vivenda do cantor Roberto Leal), devido a problemas de estabilidade, obrigaram à mudança dos serviços para o Largo Fernando Formigal de Morais, uns metros acima da anterior sede. O funcionamento dos serviços no Largo Morais passou a fazer-se numa antiga casa de magistrados, propriedade do Município. Em Novembro de 2012 foi noticiado que o auditório que se situava na Rua Gago Coutinho tinha ruido, obrigando à deslocação dos técnicos que estavam em funções nas instalações desse auditório para o Largo Morais.

Entrada das antigas instalações PNSC – Rua Gago Coutinho (Google Maps)

Em finais de 2012, era visível também a degradação das instalações na antiga casa de magistrados. Qualquer cidadão que se deslocasse ao interior das instalações constataria que toda a área de entrada estava ocupada por sacos de plástico e caixotes. Um espaço que se tornou exíguo para aquele organismo.

Antiga casa de magistrados/PNSC – Largo Morais (Google Maps)

Em notícia avançada ontem pela agência LUSA, a Câmara Municipal de Sintra confirma que os serviços do PNSC estão instalados provisoriamente no edifício do Departamento de Urbanismo, agora renomeado de “Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território”, na Praça D. Afonso Henriques, na Portela de Sintra.
A CMS indicou também que estão a decorrer conversações no sentido de transferir os serviços do PNSC para as instalações do DOM – Departamento de obras municipais que ficará desocupado.

Aguardam-se novidades, ficando no ar a questão: Para quando a reabilitação do imóvel da Rua Gago Coutinho?

Fonte: Notícias ao Minuto e Jornal Destak

Jornal Destak (24/02/2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário