terça-feira, 18 de junho de 2013

Inauguração – Abegoaria do Parque da Pena

Vai ser inaugurado no próximo dia 21 de Junho, sexta-feira, a recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena, edifício histórico da zona ocidental do Parque da Pena. Já por diversas vezes este tema foi abordado no blog e é com grande satisfação que recebo esta notícia. Para além da recuperação do edifício (que será cavalariça dos cavalos Adernnais), iniciam-se na mesma data, passeios a cavalo pelo Parque da Pena.

Com esta inauguração, a Quinta da Pena ganha uma nova entrada, o Portão das Vacas, estando localizado um pouco antes do Portão dos Lagos.

O edifício da Abegoaria, para além das cavalariças para os cavalos Adernnais, vai acolher cavalariças para cavalos de recreio, os quais estarão à disposição dos visitantes do Parque da Pena. Outra das novas valências da Abegoaria será o Auditório e sala de exposições que irá acolher a exposição inaugural sobre a história da Quinta da Pena e os projetos de recuperação levados a cabo pela PSML.

Antes - ©PSML

  AntesAgosto 2012 ©CaminhandoporSintra

 Depois - ©Jonas Tavares/PSML

  Depois - ©Jonas Tavares/PSML

 Depois - ©Jonas Tavares/PSML

No exterior da abegoaria, foram feitas novas plantações e sementeiras e foram instaladas mesas de piquenique, uma excelente iniciativa, ideal para um pequeno lanche de Verão.

É importante recordar que a Abegoaria do Parque da Pena esteve votada ao abandono durante muitos anos, tendo sido inclusive roubada (nos primeiros meses de 2000) a cabeça da fonte. Esta peça em bronze terá sido oferecida pelo escultor José Simões d'Almeida (tio) à Condessa d'Edla [Fonte: Parque da Pena]. A abegoaria terá ardido pouco tempo depois do chalet da Condessa, em 1999. 


Fonte da Abegoaria©Parque da Pena blog

Sem comentários:

Enviar um comentário