segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Catástrofe em Sintra II


Como seria de esperar, Sintra foi hoje novamente noticia na comunicação social, tanto nos jornais como na tv. Segundo o Professor António Lamas, Presidente do Conselho de administração da PSML, os prejuízos do temporal de sábado rondam entre 3 e 4 milhões de euros [Jornal Noticias]. Os trabalhos de recuperação consistem na reflorestação, limpeza dos caminhos de acesso, recuperação dos sistemas de rega e reconstrução da casa do guarda do Chalet. 


Muitos títulos de imprensa referem esta catástrofe como a "pior dos últimos 50 anos"(palavras de Fernando Seara). A nível histórico é importante fazer referência ao grande ciclone de 1941 que devastou grande parte do parque da Pena, incluindo a quinta da Pena.

Segundo as previsões apontadas pelo Jornal de Noticias, amanhã (22 de Janeiro) serão abertos ao público apenas os palácios da Pena e de Monserrate.

Após visita do secretário de Estado das Florestas a Sintra, foi dada a garantia de que o estado “terá de agir em conformidade com as responsabilidades da sua empresa [PSML] ". Por sua vez, o presidente da CMS, Fernando Seara, já afirmou que vai pedir apoio ao estado para a reflorestação da serra. 





Sem comentários:

Enviar um comentário