quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Câmara Municipal de Sintra recupera escadaria da Praia Grande

A escadaria localizada no Sul da Praia Grande do Rodízio está interdita há bastantes anos, consequência de derrocadas que tornaram o local intransitável. A inércia do anterior executivo da câmara municipal para a resolução deste problema foi visível.

Topo da escadaria da Praia Grande - Janeiro 2007

Basílio Horta está a mostrar mudança de atitude e a escadaria da Praia Grande está a ser recuperada, tendo o caminho sido limpo e instalados novos corrimões.

Para que esta recuperação seja um sucesso, faltará colocar um novo painel com a explicação geológica da jazida de Dinossáurios, existente na Praia Grande mas desaparecido há largos meses. A divulgação do local também será importante, uma vez que a existência de pegadas de dinossáurios passa ao lado de muitos turistas e visitantes da Praia Grande. Porque não a organização de visitas temáticas? A presença de especialistas seria interessante e valorizaria o local.




Trabalhos de reabilitação da escadaria - Outubro 2014

Claro que falar de dinossáurios no concelho de Sintra traz à nossa memória a jazida de Carenque e todo o mediatismo que a construção da A9-CREL provocou, levando mesmo à construção de um túnel que permitiu conservar as pegadas de dinossáurios ai existentes, hoje classificadas como “Monumento Natural”. A ação do Professor Galopim de Carvalho terá sido determinante para a preservação do local. Passados tantos anos e depois de várias promessas de anteriores executivos, será que Basílio Horta vai avançar com a reabilitação do Monumento Natural de Carenque? Voltaremos a esta questão em breve…

Sobre a degradação da escadaria da Praia Grande – Tudo Sobre Sintra (Abril 2011)

4 comentários:

  1. As minhas felicitações pela abordagem deste tema, tão de interesse para os estudiosos e especialistas. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Castelo, muito obrigado pela visita e pelo comentário. A defesa e a divulgação do património natural, como as pegadas de dinossáurios, é de grande importância para todos. Esperemos que este executivo permita que a jazida de carenque volte a ver a luz do dia. Cumprimentos, Miguel

      Eliminar
  2. Como munícipe do concelho de Sintra é com agrado que vejo que algo está a ser feito para recuperar este acesso. Como geólogo, não sendo especialista em paleontologia, penso que seria interessante a CMS contactar um especialista para não cometer gafes nas informações a serem locadas no local. Por outro lado, aqui sim, como conhecedor de causa, a perigosidade associada a eventuais quedas de blocos/escorregamentos planares não pode ser descurada, mas penso que a CMS terá técnicos ou responsáveis da protecção civil que estão em contacto com a ex-ARH Tejo, actual APA, para assegurar todas as medidas de segurança no que toca à problemática das arribas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, muito obrigado pelo seu comentário. De facto, a câmara municipal já cometeu alguns erros em anteriores folhetos de divulgação, dizendo algures que as pegadas de dinossaurios estavam impressas em rochas basálticas, erro grave. A perigosidade daquele local é evidente, existiram nos ultimos anos bastantes escorregamentos, tornando a escadaria intransitável. Espero que a segurança tenha sido acautelada com esta intervenção. Cumprimentos, Miguel

      Eliminar