sábado, 30 de novembro de 2013

Parques de Sintra vence “Oscar do Turismo”

A empresa pública Parques de Sintra Monte da Lua venceu hoje o World Travel Award na categoria de "Melhor Empresa do Mundo em Conservação". A conquista deste prémio acontece precisamente na semana que ficou marcada pelas fortes críticas da Câmara Municipal à empresa Parques de Sintra, durante uma reunião de câmara que aprovou o exercício do direito de preferência, relativo à compra do Hotel Neto. Espera-se que Basílio Horta modifique a sua atitude perante a empresa e que já na próxima 2ª Feira, data da reunião entre a administração da PSML e o presidente da CMS, resulte uma parceria entre estas suas entidades.


A entrega destes prémios ocorreu hoje, 30 de Novembro em Doha, Qatar. A cerimónia contou com a presença do professor António Lamas, presidente do conselho de Administração da PSML e Miguel Castro Neto, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza. Segundo António Lamas: "este é um dos prémios mais desejados por qualquer empresa na área do Turismo e a Parques de Sintra está muito orgulhosa de o ter conseguido”.


A Parques de Sintra continua a ser reconhecida internacionalmente. É importante lembrar que este ano, os projetos da PSML já receberam o prémio Europa Nostra (Recuperação do Chalet da Condessa D´Edla) e o European Garden Award (Parque de Monserrate), juntando-se a tantos outros já conquistados anteriormente.



O trabalho de conservação do património continua e é com grande satisfação que sei que o relógio do Palácio da Pena será alvo de um projeto de restauro e os ponteiros (há muito retirados do seu local original) vão voltar a dar horas. Esperam-se mais detalhes em breve.


terça-feira, 26 de novembro de 2013

Câmara Municipal de Sintra aguarda autorização da Assembleia Municipal para adquirir as ruínas do ‘Hotel Netto’

A recuperação do hotel Netto, localizado no centro histórico de Sintra, paredes meias com o Palácio Nacional, começou a ser falada no passado mês de Março, à margem da sessão pública de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que decorreu no Palácio Valenças. Nessa sessão, em notícia avançada pelo TudoSobreSintra, Fernando Seara fez o anúncio e o professor António Lamas confirmou a intenção de compra do Hotel Netto, por parte da empresa pública Parques de Sintra Monte da Lua S.A.

O caso ficou esquecido por alguns meses, sem novidades, até ao passado dia 4 de Novembro. Neste dia, foi realizado o jantar de homenagem ao profissional do Ano – António Lamas, organizado pelo Rotary Club de Sintra. Em notícia no Jornal de Sintra, João Cachado dá conta da intenção da PSML em transformar o hotel Netto em Hostel e afirma que a compra estará para breve. O imóvel pertence atualmente à empresa Hotéis Tivoli, S.A.

O novo executivo da Câmara Municipal de Sintra, teve conhecimento desta intenção de compra e manifestou o seu direito de preferência sobre o imóvel. Assim, submeteu hoje em reunião de câmara, a seguinte proposta:

Proposta nº 79-RP/2013 (Subscrita pelo Vice-Presidente)
Submeter a deliberação da Assembleia Municipal o exercício do direito de preferência na aquisição do imóvel sito na Rua Conselheiro Segurado, nº 1, 3 e 5, tornejando com o Largo Rainha D. Amélia, nº 45, em Sintra, propriedade dos Hotéis Tivoli, SA., pelo valor de 600.000,00€.

Consultando a proposta de compra, verifica-se que tanto a Câmara Municipal de Sintra, como a Direcção Regional de Cultura, tinham hipótese de accionar o direito de preferência

Esta proposta foi aprovada com 7 votos a favor (PS, PSD e CDU) e 4 votos contra (Sintrenses com Marco Almeida). Resta apenas submeter esta proposta à Assembleia Municipal de Sintra.
A CMS parece ter a mesma solução que a PSML, pretendendo transformar o antigo hotel num novo Hostel, vocacionado para a juventude. Esta intervenção terá o apoio de fundos comunitários.

A CMS está de parabéns pela iniciativa, no entanto, lamento que durante tantos anos o edifício tenha estado ao abandono e apenas agora exista vontade política para recuperar aquele património. É de estranhar também a posição da Câmara Municipal, que deveria trabalhar em conjunto com a PSML e unir esforços para a recuperação do edificado. Espera-se que a PSML e a CMS continuem os esforços na recuperação de Sintra, dando especial atenção à casa da Gandarinha, Sintra Cinema (Portela) e Quinta do Relógio, um local já desejado pelo anterior executivo da CMS.

Localização do Hotel Netto: Centro histórico de Sintra - entre o Hotel Tivoli e o Palácio Nacional de Sintra (©GoogleMaps)
[Actualização
Após a escrita deste artigo, o TudoSobre Sintra publicou um comunicado da PSML que explica o processo relativo ao Hotel Netto. 
Sendo a Câmara Municipal, acionista da empresa Parques de Sintra, como se explica esta atitude de exercer o direito de preferência? Acredito que o diálogo é importante, especialmente quando se trata de um local classificado como Paisagem Cultural - Património da Humanidade.

Em notícia publicada pelo Público, António Lamas refere que “O nosso único interesse era remover a ruína da proximidade do Palácio da Vila. Se a câmara quer fazer isso, alivia-nos desse dever”, por sua vez, a CMS afirma ter agido “em nome dos interesses dos munícipes” e não afasta a hipótese de ser a PSML a gerir o hostel.


Mais informações: Tudo Sobre Sintra / Cidade Viva / Público

domingo, 17 de novembro de 2013

Florestar Portugal regressa à Tapada do Saldanha

A Parques de Sintra em colaboração com a associação "Mãos à Obra Portugal”, promovem no próximo dia 23 de Novembro (Dia da Espécie Autóctone), uma ação de reflorestação da Tapada do Saldanha, em Sintra. 
No ano passado, a 24 de Novembro foram plantadas cerca de 600 árvores na Tapada do Saldanha, com a colaboração de 70 voluntários. Este ano, as inscrições estão limitadas a 100 participantes e estão abertas até ao próximo dia 20 de Novembro
[Mais informações: npa@parquesdesintra.pt e Facebook]

A Tapada do Saldanha encontra-se dividida em inúmeras parcelas e está localizada na zona de protecção da Paisagem Cultural - Património da Humanidade. Algumas dessas propriedades foram adquiridas em 2010 pela Parques de Sintra - Monte da Lua.

Esta ação de voluntariado insere-se no projeto de reflorestação da Tapada do Saldanha, que implica a limpeza de espécies infestantes e incluirá a plantação de cerca de 45.000 árvores. Está também inserida no projeto Life BIO+Sintra, cofinanciado pela Comissão Europeia que visa salvaguardar os valores naturais da Serra de Sintra.



sábado, 9 de novembro de 2013

Hotel Netto será transformado em Hostel

Segundo notícia publicada no Jornal de Sintra, João Cachado indica que o hotel Netto se prepara para passar para a gestão da Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML).

A compra das ruínas do Hotel Netto já foi noticiada em Março, aqui no blog, através notícia do Tudo sobre Sintra, que citava Fernando Seara e António Lamas à margem da sessão pública sobre a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) que decorreu no Palácio Valenças.

Na passada segunda-feira, durante o jantar de homenagem ao “Profissional do Ano 2013”,promovido pelo Rotary Clube de Sintra, o Professor António Lamas confirmou que o Hotel Netto passará a ser propriedade da PSML e que será recuperado com o intuito de o transformar num Hostel.

Esta é uma grande notícia para Sintra. O travão à ruina do Hotel Netto, paredes meias com o Palácio Nacional – num local que é Património da Humanidade, é muito importante. A adaptação a hostel tem o objetivo de atrair jovens, os clientes preferenciais deste tipo de alojamentos. Esperam-se novidades em breve. [Fonte: Página 8 - Jornal de Sintra]

Foto: Postal do Hotel Netto – Encontrado em Rio das Maças/Café Saudade

domingo, 3 de novembro de 2013

Rotary Club de Sintra atribui distinção de Profissional do Ano ao Professor António Lamas

Amanhã, 4 de Novembro, será realizado um jantar de homenagem ao “Profissional do Ano 2013” – Professor António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra Monte da Lua. O prémio de Profissional do Ano é atribuído anualmente pelo Rotary Club de Sintra.

Este prémio é mais uma distinção para a Parques de Sintra Monte da Lua, que desde 2006, data de entrada do prof. António Lamas para o conselho de administração da empresa, tem vindo a desenvolver um trabalho sério e com grandes resultados. [Mais informações]