terça-feira, 29 de outubro de 2013

197º Aniversário de D. Fernando II

Ferdinand August Franz Anton, nome de batismo do futuro Rei-Consorte de Portugal, D. Fernando II, nasceu em Viena, no palácio Koháry, no dia 29 de Outubro de 1819, há precisamente 197 anos.

A genealogia da família de D. Fernando II é complexa, bem como a organização política da Europa, em 1816, na altura do seu nascimento. Viena pertencia ao império Austríaco, cidade que acolheu o jovem príncipe até 1835. A 8 de Abril de 1836 D. Fernando II chega a Portugal, poucos meses depois do seu casamento, por procuração, com a rainha D. Maria II.*

*Fonte: Lopes, Maria Antónia, D. Fernando II, 1ª Edição: Círculo de Leitores, Junho 2013

Nota: Hoje, pelas 18 horas será lançado no Chalet da Condessa D´Edla, na presença da autora, o mais recente livro editado pela PSML - “Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla”. [Mais informações]

Na foto: Prato cerâmico da autoria de Venceslau Cifka (representando D. Fernando II, as suas armas e o Palácio da Pena), adquirido em Setembro de 2012 pela Parques de Sintra - Monte da Lua. Está em exposição no palácio da Pena (Salas de passagem).

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lançamento do Livro: “Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla”

No dia em que se assinalam 197 anos sobre o nascimento de D. Fernando II, a Parques de Sintra vai lançar, no Chalet da Condessa D´Edla, a publicação “Os Criadores da Pena – D. Fernando II e a Condessa d’Edla”, da autoria de Margarida de Magalhães Ramalho, livro editado pela PSML.

Esta é uma publicação que resulta de uma profunda investigação histórica em arquivos nacionais e estrangeiros, procurando explicar, entre outros, a motivação do casal para a conceção do Parque da Pena. O livro inclui cartas inéditas trocadas entre a Condessa D´Edla e a Rainha D. Amélia, última Rainha de Portugal e D. Pedro II, irmão de D. Maria II e último imperador do Brasil. [Mais informações]

É uma interessante e merecida homenagem a D. Fernando II e à Condessa D´Edla, importantes figuras de Portugal, no século XIX. A edição deste livro foi referida pelo blog, em primeira mão, na passada terça-Feira. Da minha parte, envio os parabéns à Parques de Sintra – Monte da Lua por esta excelente iniciativa.


Nota: Aproxima-se o bicentenário do nascimento de D. Fernando II (2016), será certamente uma ocasião para uma grande exposição evocativa da sua vida.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Novo livro: “D. Fernando II e a Condessa d’Edla, os Criadores da Pena" [Actualizado]

Em entrevista ao jornal de Negócios, publicada na sexta-feira, dia 20 de Setembro, Margarida Magalhães Ramalho, conhecida historiadora e escritora (é autora, entre muitos outros, do livro “Escrever sobre Sintra” – editado em 2011 pela Parques de Sintra), revelou o próximo livro a publicar. 
Na entrevista infelizmente não existem detalhes do livro, apenas o título – ‘D. Fernando II e a Condessa d’Edla, os Criadores da Pena’. Margarida Ramalho chama-lhes os “estrangeiros benfeitores”, numa referência à importante atividade que estes desenvolveram a favor da preservação do património Português.

[Actualização] O livro será editado dentro de poucos dias pela Parques de Sintra. Esperam-se novas informações em breve.

domingo, 13 de outubro de 2013

Recuperação das fachadas do Palácio da Pena [Fotos]

No âmbito do complexo projeto de restauro do Palácio da Pena, iniciado em 2012, a Parques de Sintra está neste momento a intervir nas fachadas do Palácio, cujas pinturas se encontram em bastante mau estado, devido à adversidade dos agentes atmosféricos.

Como é hábito em todas as intervenções, foi feito um estudo prévio no qual se recolheram diversas amostras dos revestimentos das fachadas. Após uma investigação em documentos da época de D. Fernando II, foram utilizados pigmentos naturais, procurando reproduzir a técnica original utilizada na construção do Palácio.

Mais informações: Parques de Sintra

*Mais novidades sobre o restauro do Palácio da Pena, em breve, aqui no blog.



© CaminhandoPorSintra.blogspot.com

Palácios de Sintra e Queluz aderem ao Google Art Project

Em notícia avançada no blog, em Abril passado, foi anunciado que os exteriores do Palácio da Pena e de Monserrate já estavam disponíveis através da funcionalidade Google Street View – Google Maps.
Curiosamente, nessa mesma notícia, tive a oportunidade de comentar que seria bastante interessante que Sintra, e os seus monumentos, aderissem ao projeto Google Art, que conta com mais de 48.000 imagens em alta resolução de obras de arte de todo o mundo. Um projeto já disponível.

Graças à dinâmica da Parques de Sintra – Monte da Lua, que há cerca de um ano gere os Palácios Nacionais de Sintra e Queluz, a Google disponibilizou desde a passada Terça-feira, 8 de Outubro, mais de 60 imagens dos Palácios de Sintra e Queluz. Nesta plataforma, estão disponíveis imagens em alta resolução de peças de referência dos palácios, desde a escultura, à pintura, passando pela tapeçaria e mobiliários, entre outros.
Este trabalho foi conduzido ao longo de 9 meses numa parceria entre a Parques de Sintra, Google e EPI - Escola Profissional de Imagem.

No sentido de continuar esta parceria, a Parques de Sintra prevê a incorporação de imagens de obras de referência do Palácio da Pena, num futuro próximo. 





©PSML/EPI

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Círculo de Leitores lança biografia do Rei D. Fernando II

Foi lançado no passado mês de Julho, a biografia do Rei D. Fernando II, da autoria de Maria Antónia Lopes.

É um livro de grande qualidade com mais de 450 páginas e inclui vários factos desconhecidos e inéditos, uma vez que a autora consultou a correspondência em alemão do “Rei-Artista”.

A construção do palácio da Pena, a morte de D. Maria II, a sua relação com os filhos, o casamento com a Condessa D´Edla e o seu polémico testamento são alguns dos destaques desta excelente publicação. Recomendo.

Mais informações: Círculo de Leitores