sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Recuperação das casas Pombalinas na Azinhaga da Sardinha

As casas Pombalinas, junto ao museu Anjos Teixeira, na Azinhaga da Sardinha, em Sintra iniciaram o processo de recuperação. No dia 1 de Maio, publiquei no blog uma notícia em que chamava a atenção para a atitude da CMS – estas casas foram levadas a Hasta Pública no passado dia 13 de Junho. 
Hoje, foi com satisfação que encontrei informação sobre a recuperação destas casas no TudoSobreSintra. Ao que parece, uma das casas está a ser recuperada por um empresário da hotelaria. Aguardam-se novidades. 

Recuperação das casas Pombalinas © TudoSobreSintra

A nova iluminação do Castelo dos Mouros

A iluminação do Castelo dos Mouros, após dois anos de ausência, está agora ligada todas as noites. Este tema tem vindo a ser acompanhado no blog desde Novembro de 2012 e como se sabe, esta iluminação assenta numa nova tecnologia, LED RGB, que permite uma poupança energética 80% superior relativamente à anterior iluminação a vapor de sódio. Segundo informações recolhidas no facebook, a cor permanente será o branco quente (cor compatível com a natureza dos granitos da serra), existindo a possibilidade de modificar as cores conforme o cenário que se pretende criar. Os focos estão apontados de modo a iluminar não só as muralhas mas também os rochedos em redor do castelo. O controlo deste sistema de luzes processa-se agora através de um programa informático (ver foto) que permite de uma forma simples a escolha da luz a aplicar em cada zona.

Com a ligação da iluminação cénica do Castelo dos Mouros, está dado mais um passo na conclusão do projeto "À Conquista do Castelo", ficando a faltar a abertura do Centro de Interpretação da História do Castelo – Igreja de São Pedro de Canaferrim.

Software de gestão da iluminação do castelo © PSML








Iluminação do castelo – Diferentes cenários de luz © PSML