terça-feira, 31 de julho de 2012

O Vinho de Colares


A exposição “O Vinho de Colares” vai reabrir as portas na Adega Visconde Salreu em Colares. Será possível, até 30 de Setembro, conhecer mais sobre a região demarcada de Colares e o seu Vinho.
Como aconteceu anteriormente será possível realizar passeios de bicicleta na “Rota dos Vinhos de Colares”. A exposição encontra-se patente de 4 de Agosto a 30 de Setembro aos Sábados e Domingos entre as 14H e as 19H. Mais informações AQUI.

José Hermano Saraiva 1919-2012


No passado dia 20 de Julho, sexta-feira, faleceu o Professor José Hermano Saraiva. É sem dúvida uma grande perda para Portugal, uma das personagens mais marcantes do século XX Português. Fica aqui a homenagem ao Professor com uma frase de sua autoria:

Qualquer que seja o futuro vão continuar a existir noites de luar, a serra de Sintra e o Tejo a correr para o mar"

domingo, 15 de julho de 2012

Feira Medieval de Sintra 2012


Começou na passada sexta-feira e termina hoje, domingo, a Feira Medieval de Sintra. Como já é hábito de anos anteriores, esta feira realiza-se no Largo D. Fernando II em São Pedro de Sintra.



Nesta edição pretende-se recriar o ano de 1428, reinado de D. João I, durante o qual foi recebida em Sintra a comitiva de Filipe “O Bom”, com o objectivo de preparar o casamento deste com a única filha de D. João I, D. Isabel. Destaque também para a passagem do pintor Van Dyck por Sintra. Segundo a organização, esta edição conta com mais de 145 participantes.


Acredito que esta feira tenha sido um sucesso, muitas bancas com grande variedade de produtos e que conseguiram ocupar o largo D. Fernando II por completo. Esta Feira tem tudo para continuar, funcionando também como uma excelente ferramenta na promoção de Sintra e da sua história.


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Incêndio na Serra de Sintra


Lamentavelmente, ontem, dia 11 de Julho deflagrou um incêndio na Serra de Sintra que teve início na Quinta da Capela, próximo da Eugaria, tendo sido montado o dispositivo de comando no cruzamento dos Capuchos. Sabe-se que o alerta foi dado através do sistema de videovigilância do Palácio da Pena, o que é, sem duvida, uma mais valia para Sintra. É um sistema que deveria ser implementado também em áreas mais remotas da serra (e de difícil acesso) para evitar que desastres como estes voltem a acontecer. Zonas como a Pena e os Capuchos possuem um sistema inovador que ao mínimo sinal de incêndio disparam água para evitar o avanço das chamas. Na tarde de ontem, os parques históricos foram evacuados por precaução.
É necessário evitar que estas tragédias acontecem em Sintra e na Serra, para tal, a prevenção é essencial. A acção do voluntariado jovem para as florestas também será importante. Este ano infelizmente, não existe Voluntariado Jovem para as florestas em Sintra.

Os créditos da foto vão para o excelente blog Rio dasMaçãs

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ciência Viva no Verão II


Voltamos hoje a falar no programa Ciência Viva no Verão que nos permite disfrutar de imensas actividades a custo zero. As actividades que vos sugiro hoje são algumas das que existem na zona de Sintra, estando o programa completo e detalhado do site Ciência Viva.

No âmbito da biologia, entidades como o centro de oceanografia da FCUL, e o centro de Ciência Viva de Sintra promovem: Vamos conhecer o meio marinho ; Evolução e especiação em plantas – endemismos do litoral português; Um outro olhar sobre o Cabo da Roca; Da Serra ao Mar.

No âmbito da astronomia, são promovidas sessões de observação astronómica na Várzea de Sintra- Observação do Sol.

Na área da geologia, as acções são promovidas pela associação Portuguesa de espeleólogos e pelo centro de geologia da FCUL, são elas : Grutas da Praia da Adraga e Pedra d´Alvidrar, com a Serra de Sintra à vista e A Serra de Sintra, dinossáurios, falhas e dobras, tendo esta ultima acção como ponto de partida a praia grande.

Na área de engenharia/comunicações a PT promove uma visita ao centro de satélites de Sintra.

A Marinha Portuguesa – Direcção de faróis promove uma visita ao farol do ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca.

Em relação a estas actividades posso dizer que, em edições anteriores, já participei nas duas últimas acções referidas e posso dizer que foram bastante interessantes. São uma hipótese de conhecer locais que habitualmente estão encerrados ao público mas são também uma oportunidade para passarmos a olhar para algo bem conhecido, com outros olhos.
Boas visitas !

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ciência Viva no Verão


Esta é uma sugestão para todos aqueles que apreciam a natureza e Sintra, são propostas gratuitas e guiadas, é sobre este programa que vamos falar nos próximos dias...
As inscrições começam na próxima Segunda-feira, dia 9 de Julho.

A Parques de Sintra - Monte da lua, promove a acção Caminhando com a geologia na Serra de Sintra, que percorre locais como o Castelo dos Mouros, Parque da Pena e Tapada dos Bichos, para os interessados existe no seguinte link alguma informação teórica sobre a visita (CLICAR AQUI).

Para os interessados em biologia, a Parques de Sintra também promove as acções O Jardim da Condessa d'Edla, com visitas guiadas ao jardim, com especial destaque para as espécies botânicas existentes. 

No Parque da Pena estará também disponível a acção Cavalos de tiro: a gestão sustentável das florestas, onde serão demonstradas as capacidades destes cavalos (adquiridos há cerca de 1 ano).

Na quintinha de Monserrate será promovida a acção Sustentabilidade e preservação ambiental: o modo de produção biológico.

São excelentes propostas gratuitas para aproveitar este Verão em Sintra!

 Cavalos de Tiro 
Parque da Pena - Julho 2011

Parque da Pena




















O Palácio da Pena visto desde o Templo das Colunas...
Parque da Pena - Julho.2011

Bem Vindos!

Vou iniciar hoje este blog, onde se pretende falar sobre Sintra, sobre as suas novidades mas também sobre a sua história. Espero contribuir assim para um maior conhecimento sobre Sintra e para uma discussão saudável sobre o progresso deste local.